NOVIDADES

Como aumentar seus lucros na entressafra

Segunda-Feira, 16/07/2018 | 14:26

A necessidade de produzir mais em períodos climáticos desfavoráveis fez com que agricultores e pesquisadores procurassem meios de proteger as plantas dos danos causados pelas intempéries.

Foi então que surgiu a estufa agrícola, trazendo inúmeras vantagens em diferentes cultivos. Elas podem atender as particularidades de cada região, e hoje vemos resultados bastante significativos em plantios que proporcionam excelentes ganhos aos agricultores, com grandes plantações, colheitas nas entressafras e produto com melhor aspecto e qualidade.

Para que as plantas se desenvolvam melhor existem faixas ideais de temperaturas. Com o frio, a germinação das sementes são precárias e há um alto percentual de abortamento das flores, e o crescimento é lento e irregular. As geadas podem acabar por completo com uma plantação.

No entanto, quando a temperatura é alta, as plantas transpiram demais, ocasionando uma sensível diminuição no rendimento. Em algumas regiões a forte insolação impede o desenvolvimento normal de uma grande parte dos cultivos.

As intempéries são uma constante ameaça aos cultivos. O excesso de chuva pode provocar um desiquilíbrio nas culturas. O vento frio desacelera o crescimento, e quando forte pode provocar danos físicos às plantações. Poucos cultivos resistem à uma chuva de granizo, que pode acabar em poucos instantes com uma lavoura.


As estufas, além de evitar todos estes danos, criam um ambiente próprio das plantas, possibilitando controle de temperatura e umidade relativa do ar, protegendo e garantindo a produção em qualquer época do ano, inclusive na entressafra.

Leia mais novidades