NOVIDADES

Estufa agrícola Preserva a Estrutura do Solo

Quinta-Feira, 26/07/2018 | 16:19

 

A manutenção dos solos em condições de realizar suas funções é fundamental para o bem estar e sobrevivência do planeta. 

O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição.

Com o cenário global atual surge desafio de produzir alimentos suficientes para toda a população, estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050 e ao mesmo tempo preservar e conservar os solos e o meio ambiente.

Diante disso, as estufas se tornam sustentáveis na agricultura para preservação e conservação do solo.

A precipitação da chuva, seguida de uma insolação forte, provoca a compactação da terra, impedindo uma penetração regular de oxigênio e o alastramento correto das raízes. Além disso, o solo desprotegido fica propenso à erosão.

Em ambientes protegidos, a terra permanece bem estruturada, fofa, e não sofre consequências da erosão. O sistema radicular das plantas se desenvolve de maneira mais eficiente, recebe mais oxigênio, e as bactérias de defesa da planta se multiplicam facilmente. No cultivo seguinte haverá menos emprego de mão-de-obra na preparação da terra pois as estruturas do solo estão preservadas.

Leia mais novidades