NOVIDADES

Pra que serve uma Estufa Agrícola?
Principais finalidades.

Sexta-Feira, 23/11/2018 | 08:37

A estufa agrícola possibilita aos produtores diversificarem as suas culturas e proporciona diversos benefícios, como a redução do consumo de água na propriedade e o aumento de lucros na entressafra.

Além disso, quando a planta é protegida, torna-se mais resistente, produz mais, e os frutos são de melhor qualidade, aumentando o valor no mercado. Vejamos aqui quais as principais finalidades de uma estufa agrícola.


Temperatura

Para que as plantas se desenvolvam melhor existem faixas ideais de temperaturas.
Com o frio, a germinação das sementes são precárias, há um alto percentual de abortamento das flores e o crescimento é lento e irregular. Sem contar que as geadas podem acabar por completo com uma plantação.
No entanto, quando a temperatura é alta, as plantas transpiram demais, ocasionando diminuição no rendimento. 

Umidade

Com a baixa umidade relativa do ar, as plantas se desidratam com facilidade, havendo a necessidade de irrigações mais eficientes.
Quando a umidade relativa do ar for acima do limite exigido pelas plantas, o desenvolvimento fica igualmente prejudicado, e tornam-se mais susceptíveis às doenças. 

Intempéries

As intempéries são uma constante ameaça aos cultivos. O excesso de chuva pode provocar um desiquilíbrio nas culturas. O vento frio desacelera o crescimento, e quando forte pode provocar danos físicos às plantações. Poucos cultivos resistem à uma chuva de granizo, que pode acabar em poucos instantes com uma lavoura.

Insolação

Em algumas regiões a forte insolação impede o desenvolvimento normal de uma grande parte dos cultivos.

A estufa pode evitar todos estes danos. Tem por finalidade controlar o ambiente das plantas, no que se refere à temperatura e umidade relativa do ar, e protegê-las dos danos causados pelas intempéries. Ela é um investimento lucrativo que se paga em pouco tempo.

Veja também: 

Estufa Agrícola para Mudas

Estufa para Morangos

Estufa para Tomate

Leia mais novidades